Igreja da Santa Cecília

Igreja da Santa Cecília A Igreja da Santa Cecília tinha como seu lugar original o Largo do Arouche, quando, em 1861, alguns moradores do bairro chamado Freguesia de Santa Ifigênia reivindicaram um terreno à Câmara Municipal, como conta o auxiliar da secretaria da Igreja, José Fonseca.

Foram recolhidas 25 assinaturas para a construção da igreja. 




No ano seguinte, os próprios moradores construíram uma capela de madeira, dedicada também ao pai de Jesus, tanto que se chamava Capela de São José e Santa Cecília.

Sua existência ajudou na urbanização da região e, em 1880, dom Joaquim Arcoverde Albuquerque Cavalcanti criou a Igreja Santa Cecília, tendo como primeiro vigário o então padre Duarte Leopoldo e Silva, que depois se tornaria arcebispo de São Paulo.

Em sua homenagem, existe hoje, em frente à igreja, uma estátua dele. 

Em 1899 tiveram início as obras para a nova igreja, já no local conhecido hoje como Largo da Santa Cecília. Ela foi inaugurada no dia da santa, em 22 de novembro de 1901.

Igreja da Santa Cecília


Para trazer beleza à obra, foram convocados dois dos grandes nomes da arte brasileira à época: Benedito Calixto e Oscar Pereira da Silva.

O primeiro pintou as telas da vida e martírio de Santa Cecília, situados no presbitério e nas paredes laterais do altar e o segundo concebeu obras nas cúpulas central e lateral da igreja. Ambos trabalharam nas obras entre 1907 e 1917. 


A Igreja da Santa Cecília mantém atividade regular e até movimentada, com grupos de oração, círculo bíblico, coral, além do Serviço Social e Promocional (SPES), que, entre outras obras, mantém, há 37 anos, a Casa de São José e o Plantão Social, para prestar serviços sociais às famílias necessitadas. 

As missas acontecem todos os dias, sendo separadas da seguinte forma:

Segunda à Sexta-feira:
ocorrem quatro, sendo às 7h, 12h05, 17h30 e 19h.
Aos sábados: são três: 9h, 12h e 19h.
Aos domingos: são mais seis: as 7h30, 9h (dedicada às crianças), 10h30, 12h, 18h (solene) e as 19h30 (para os jovens). 

Igreja da Santa Cecília
Endereço: Largo Santa Cecília, s/nº - Bairro Santa Cecília - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3331-5195

E-mail: contato@igrejasantacecilia.com.br





  Sobre o EncontraSantaCecília
Fale com EncontraSantaCecília
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Santa Cecília no Facebook siga o Encontra Santa Cecília no Twitter Encontra Santa Cecília no Google+


Termos EncontraSantaCecília | Privacidade EncontraSantaCecília