Paróquia Santa Cecília

Paróquia Santa Cecília

A Paróquia Santa Cecília, tem uma história interessante. Seu lugar original era no Largo do Arouche, quando, em 1861, alguns moradores do bairro chamado Freguesia de Santa Ifigênia reivindicaram um terreno à Câmara Municipal.

No ano seguinte, os próprios moradores construíram uma capela de madeira, dedicada também ao pai de Jesus, tanto que se chamava Capela de São José e Santa Cecília. Sua existência ajudou na urbanização da região e, em 1880, dom Joaquim Arcoverde Albuquerque Cavalcanti criou a Paróquia Santa Cecília, tendo como primeiro vigário o então padre Duarte Leopoldo e Silva, que depois se tornaria arcebispo de São Paulo. Em sua homenagem, existe hoje, em frente à igreja, uma estátua dele.

Em 1899 tiveram início as obras para a nova igreja, já no local conhecido hoje como Largo da Santa Cecília. Ela foi inaugurada no dia da santa, em 22 de novembro de 1901. Para trazer beleza à obra, foram convocados dois dos grandes nomes da arte brasileira à época: Benedito Calixto e Oscar Pereira da Silva. O primeiro pintou as telas da vida e martírio de Santa Cecília, situados no presbitério e nas paredes laterais do altar e o segundo concebeu obras nas cúpulas central e lateral da igreja. Ambos trabalharam nas obras entre 1907 e 1917.

Após a elevação de categoria da cidade de São Paulo para arquidiocese, por decreto do papa Pio X, dom Duarte visitou o Papa e foi presenteado com as relíquias de Santa Donata, expostas até hoje numa urna de mármore e vidro na nave esquerda da igreja. Inclusive, esta é uma das áreas mais visitadas pelos passantes, idosos, jovens, que se ajoelham e oram para esta santa.

A paróquia de Santa Cecília mantém atividade regular e até movimentada, com grupos de oração, círculo bíblico, coral, além do Serviço Social e Promocional (SPES), que, entre outras obras, mantém, há 37 anos, a Casa de São José e o Plantão Social, para prestar serviços sociais às famílias necessitadas.

Paróquia Santa Cecília
Largo Santa Cecília - Bairro Santa Cecília - São Paulo - SP
CEP: 01225-010





  Sobre o EncontraSantaCecília
Fale com EncontraSantaCecília
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Santa Cecília no Facebook siga o Encontra Santa Cecília no Twitter Encontra Santa Cecília no Google+


Termos EncontraSantaCecília | Privacidade EncontraSantaCecília